Quem Somos

SENSIBILIZA UFF

Divisão de Acessibilidade e Inclusão da UFF

Quem Somos

A Divisão de Acessibilidade e Inclusão – Sensibiliza UFF é vinculada à Coordenação de Apoio Social da Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis – Proaes, e tem como objetivo fomentar a implantação e consolidação de políticas inclusivas na UFF, por meio da eliminação de barreiras arquitetônicas, comunicacionais, metodológicas, instrumentais, programáticas e atitudinais enfrentadas pela comunidade.

Nossas ações são de amplo espectro. Além de acompanhar os estudantes com deficiência durante sua trajetória acadêmica na universidade, o Sensibiliza é responsável, entre outras tarefas, por apontar as demandas por  acessibilidade e inclusão na UFF.

MISSÃO

Transformar a universidade uma instituição inclusiva e cidadã, através da integração da pessoa com deficiência, com pleno exercício de seus direitos essenciais com respeito e dignidade; iguais oportunidades no meio social, sem privilégio ou paternalismo; bem como a existência de condições básicas de acesso à educação, de mobilidade e utilização de equipamentos e instalações das instituições de ensino superior.

VISÃO

Tornar-se uma referência nacional na gestão universitária de soluções que promovam a acessibilidade e inclusão das pessoas com deficiência no ensino superior.

VALORES

Responsabilidade Social; parceria com a comunidade; – espírito de inovação; busca pela excelência e respeito às diferenças.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

-Assessorar e monitorar os diversos setores da Universidade, incluindo pró-reitorias, superintendências e órgãos de assessoramento, nos aspectos relativos à pessoa com deficiência, buscando a inserção dos temas Deficiência, Acessibilidade Inclusão em seus planos de trabalho;

-Sensibilizar e capacitar docentes e funcionários técnico-administrativos para a atenção às necessidades de pessoas com deficiência, através de ações inclusivas;

-Assessorar as coordenações de curso que já possuem estudantes com deficiência e outros transtornos, no que se refira à acessibilidade arquitetônica/urbanística, metodológica, comunicacional, instrumental, programática ou atitudinal, com orientações quanto à melhor forma de atender às necessidades dos estudantes quer através da compra de equipamentos, treinamento de ledor/copista, ou outros;

-Sensibilizar coordenadores de curso, diretores de unidades e chefes de departamentos para a importância da inclusão do tema “deficiência” em seus cursos, quer na área de ensino, pesquisa ou extensão;

-Estabelecer parcerias com Organizações Governamentais e Não-Governamentais que atuem em ações conjuntas com o DAIS-UFF;

-Divulgar e trocar experiências nos principais eventos internos e externos à Universidade, através de ações e intervenções realizadas na em relação a pessoas com deficiência.

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