Quem Somos

SENSIBILIZA UFF

Divisão de Acessibilidade e Inclusão Sensibiliza UFF

QUEM SOMOS

A Divisão de Acessibilidade e Inclusão Sensibiliza UFF (DAI) é o setor responsável pelo planejamento e execução das ações de inclusão e acessibilidade na área da graduação.  Vinculado à Coordenação de Apoio Social da Proaes, tem como objetivo fomentar a implantação e consolidação de políticas inclusivas, especialmente para alunos com algum tipo de deficiência física, sensorial (visual, auditiva e múltipla), intelectual, transtornos globais do desenvolvimento, altas habilidades ou superdotação; através da eliminação de barreiras arquitetônicas, urbanísticas, metodológicas, programáticas e atitudinais.

Nossas ações são de amplo espectro. Além de acompanhar os estudantes com deficiência durante sua trajetória acadêmica na universidade, o Sensibiliza é responsável, entre outras tarefas, por apontar as demandas por  acessibilidade e inclusão na UFF.

MISSÃO

Transformar a universidade uma instituição inclusiva e cidadã, através da integração da pessoa com deficiência, com pleno exercício de seus direitos essenciais com respeito e dignidade; iguais oportunidades no meio social, sem privilégio ou paternalismo; bem como a existência de condições básicas de acesso à educação, de mobilidade e utilização de equipamentos e instalações das instituições de ensino superior.

VISÃO

Tornar-se uma referência nacional na gestão universitária de soluções que promovam a acessibilidade e inclusão das pessoas com deficiência no ensino superior.

VALORES

Responsabilidade Social; parceria com a comunidade; – espírito de inovação; busca pela excelência e respeito às diferenças.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

-Assessorar e monitorar os diversos setores da Universidade, incluindo pró-reitorias, superintendências e órgãos de assessoramento, nos aspectos relativos à pessoa com deficiência, buscando a inserção dos temas Deficiência, Acessibilidade Inclusão em seus planos de trabalho;

-Sensibilizar e capacitar docentes e funcionários técnico-administrativos para a atenção às necessidades de pessoas com deficiência, através de ações inclusivas;

-Assessorar as coordenações de curso que já possuem estudantes com deficiência e outros transtornos, no que se refira à acessibilidade arquitetônica/urbanística, metodológica, comunicacional, instrumental, programática ou atitudinal, com orientações quanto à melhor forma de atender às necessidades dos estudantes quer através da compra de equipamentos, treinamento de ledor/copista, ou outros;

-Sensibilizar coordenadores de curso, diretores de unidades e chefes de departamentos para a importância da inclusão do tema “deficiência” em seus cursos, quer na área de ensino, pesquisa ou extensão;

-Estabelecer parcerias com Organizações Governamentais e Não-Governamentais que atuem em ações conjuntas com o DAIS-UFF;

-Divulgar e trocar experiências nos principais eventos internos e externos à Universidade, através de ações e intervenções realizadas na em relação a pessoas com deficiência.

PROGRAMAS DESENVOLVIDOS NO SETOR:

– Programa Bolsa de Apoio à inclusão – PAI

De acordo com o estabelecido na legislação vigente, a BOLSA PAI tem como objetivo auxiliar os alunos com deficiência na sua trajetória na universidade, no enfrentamento das barreiras atitudinais, metodológicas, comunicacionais e arquitetônicas encontradas no cotidiano acadêmico. O programa disponibiliza aos estudantes com deficiência um aluno apoiador, que acompanha sua rotina acadêmica e atua como um facilitador nas salas de aula, bibliotecas, laboratórios e em outros ambientes. Eles também operam tarefas como digitalização de textos, desenvolvimento de tecnologias assistivas, acompanhamento acadêmico e serviços administrativos.

-Programa de Bolsa de Apoio aos Estudantes com Deficiência:

Criado em 2009, o programa tem como objetivo facilitar a permanência e a formação acadêmica dos alunos com deficiência (motora, sensorial ou múltipla) na Universidade. Trata-se de um auxílio financeiro mensal para possibilitar ao estudante com deficiência arcar com despesas de deslocamento, aquisição de instrumentos pessoais e de apoio aos seus estudos.

– Sensibilização e capacitação de docentes, técnico-administrativos e prestadores de serviço

Visa sensibilizar a comunidade acadêmica acerca da realidade das Pessoas com Deficiência (PcD) e atenção às suas necessidades, através da realização de ações inclusivas como workshops, oficinas, vivências e palestras sobre a temática da deficiência, acessibilidade e inclusão.

-Rodas de conversa sobre a deficiência

-Programa Bibliotecas Acessíveis

Ação conjunta com a Superintendência de Documentação-SDC,  que tem como objetivo disponibilizar recursos tecnológicos e infraestrutura que possibilitem a acessibilidade em nossas bibliotecas, através de instalações adequadas, acesso aos diferentes acervos, oferta de recursos de tecnologias assistivas, seleção e treinamento de bolsistas para atuar como pessoal de apoio e ledores nas bibliotecas e para manuseio dos equipamentos de informática e tecnologia assistiva.

-Incentivo na implantação de laboratórios para produção de material adaptado

-Cadastramento dos alunos com deficiência, TGB, altas Habilidades ou superdotação

-Rodas de conversa sobre a deficiência

PARCERIAS

Centro de Artes UFF/Setor de Artes e Educação

Proporcionar aos frequentadores do complexo cultural  a acessibilidade comunicacional (audiodescrição, legendas, Libras e visitas guiadas) nos espetáculos teatrais, shows, exposições, filmes e outros produtos.

Escola de Inclusão

Capacitação voltada para  alunos dos cursos de licenciaturas e profissionais de  ensino da rede pública (produção de materiais didáticos acessíveis, ensino de braile, libras,), através de novas abordagens e linguagem diferenciada, visando a multiplicação do conhecimento.

Natação Adaptada para crianças com deficiência

Projeto de extensão do Instituto de Educação Física que presta atendimento gratuito para crianças com deficiência (autistas, amputados, com paralisia cerebral, etc.).

EQUIPE SENSIBILIZA UFF

Servidores:

Glaucia Leal Cruz (Assistente Social)

Lucília Maria Moreira Machado: Coordenadora Adjunta

Tatiana de Araújo Mendonça (Assistente Administrativo)

Edilene de Melo Teixeira (Tradutor e Intérprete de Libras)

Elisângela Horst de Souza (Tradutor e Intérprete de Libras)

Jaqueline Sacramento Ferreira (Tradutor e Intérprete de Libras)

Josiene dos Anjos Oliveira (Tradutor e Intérprete de Libras)

Ludmila Veiga Faria Franco (Tradutor e Intérprete de Libras)

Mauro Thiago Santos Pereira de Oliveira DA SILVA FERREIRA GRATIVOL (Tradutor e Intérprete de Libras)

Michele da Silva Ferreira Grativol (Tradutor e Intérprete de Libras)

Wandréia Lúcia de Souza Do Nascimento (Tradutor e Intérprete de Libras)

 

Bolsistas de Apoio Inclusão

Eduardo Victor (Bolsista do curso de Desenho Industrial)

Ian Commarck (Bolsista do curso de Engenharia Mecânica)

Isabel Do C. Sartes (Bolsista do curso de Biblioteconomia)

Sílvio Guerchon (Bolsista do curso de Estudos da Mídia)

 

 

Anúncios