Movimento das pessoas com deficiência no Brasil e Classificação Internacional de Funcionalidade em debate na UFF

izabel maior

A disciplina “Psicologia e estudos da deficiência”, ministrada pelas professoras Marcia Moraes e Maudeth Py Braga, pesquisadora no campo dos Estudos da Deficiência, promove no dia 27/11, uma palestra sobre o “Movimento das pessoas com deficiência no Brasil e a Classificação Internacional de Funcionalidade (CIF)”, com a Dra. Izabel de Loureiro Maior, às 11 horas, no Campus do Gragoatá, no auditório do Bloco F.  Organizado pelo Laboratório PesquisarCom da UFF, o evento tem o apoio e participação da Divisão de Acessibilidade e Inclusão – Sensibiliza UFF e da Associação Fluminense de Reabilitação – AFR.  A atividade vai contar com Intérprete de Libras e não é necessário fazer inscrições antecipadamente.

Na pauta o debate sobre o modelo social da deficiência, que instrui e informa as atuais políticas públicas no campo da deficiência. Nessa perspectiva, a deficiência não é alguma coisa que uma pessoa porta, mas sim, o resultado do encontro entre um corpo singular e um cenário social excludente, não acessível. Assim, a deficiência é uma questão social, política, coletiva e não um problema individual.
Na oportunidade serão discutidos “Que movimentos sociais da deficiência existem no Brasil? Quais os seus efeitos nos desenhos das atuais políticas públicas nessa área e como operar com o modelo social da deficiência na prática, na concessão de benefícios oriundos das políticas públicas?

A palestrante, Izabel de Loureiro Maior, possui graduação em Medicina pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1978) e mestrado em Medicina Física e Reabilitação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1987). Especialista em Bioética pela Universidade de Brasília (2007). Professora aposentada da Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Especialista em políticas públicas e gestão governamental, carreira do Ministério do Planejamento, aposentada. Ex-secretária nacional de Promoção dos Direitos da Pessoa com Deficiência, da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República. Atua como consultora e palestrante nas áreas de direitos humanos e políticas públicas, com ênfase em direitos, cidadania e inclusão social das pessoas com deficiência: direito à saúde e reabilitação, educação, trabalho e cultura, acessibilidade, legislação, movimento político das pessoas com deficiência e controle social. Atualmente é membro do Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência do Rio de Janeiro e integrante do Conselho Estadual para a Política de Integração da Pessoa com Deficiência do Rio de Janeiro. É integrante do Fórum Permanente UFRJ Acessível e Inclusiva.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s