Sensibiliza UFF debaterá sobre deficiência no Projeto Dar Voz na próxima quinta, dia 20

O Projeto Dar Voz é um projeto de extensão iniciado em agosto de 2017, coordenado por professores do Departamento de Saúde e Sociedade e desenvolvido no curso de odontologia da UFF.   A metodologia consiste na discussão, problematização e reflexão crítica sobre o cotidiano acadêmico de estudantes de odontologia em suas conformações sociais e éticas que interpenetram as suas estruturas pedagógicas, curriculares, organizacionais e políticas. Além disso, ocorre a elaboração coletiva de propostas de ação transformadora dos processos que, porventura, promovam injustiças sociais, violências e desrespeitos de diferentes formas.

No início de 2018, o projeto criou a disciplina optativa “Justiça social e Formação em Saúde”, na qual desenvolvem-se eventos com pessoas convidadas, a partir dos temas mais debatidos e que geram maiores desafios e questões de desigualdade ou violência na formação em saúde. 

Neste segundo semestre, serão abordados os seguintes temas:

  • Universidade e Justiça social
  • Discutindo o trote
  • Discutindo sobre deficiência na formação em saúde: avanços e desafios, relações de classe na formação e no trabalho em saúde
  • Relações raciais, racismo, branquitude: formação e trabalho em saúde, saúde mental do estudante, saber cuidar de si
  • Sexualidade e orientação sexual – heteronormatividade e homofobia, violência de Gênero e assédio sexual, população trans – vulnerabilidades, saúde e direitos.

O Sensibiliza UFF foi convidado para realizar o encontro “Discutindo sobre deficiência na formação em saúde: avanços e desafios”, com o objetivo de compreender sobre a importância e justificativa das cotas para pessoas com deficiência; a inclusão e permanência de pessoas com deficiência na universidade (acessível e inclusiva para os diferentes tipos de deficiência); a formação dos profissionais de saúde que sejam inclusivos e capazes de assistir a uma pessoa com deficiência; os diferentes tipos de deficiência; e a atuação do Sensibiliza na UFF, contando com o experimento de uma vivência.

Os encontros ocorrem toda quinta-feira de 16:00 às 18:30 na Faculdade de Odontologia da UFF e a presença do Sensibiliza será no dia 20 de setembro, quinta-feira. 

Local: Sala de convivência, 2º andar – Faculdade de Odontologia da UFF, Campus do Valonguinho
Data: 20 de setembro
Horário: 16:00

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s