Começa hoje em Niterói o XXI Encontro Brasileiro de Usuários de DOSVOX

O Instituto Tércio Pacitti (NCE/UFRJ) promove em parceria com a Associação Fluminense de Amparo ao Cego (AFAC) e com o apoio da da Universidade Federal Fluminense, mais uma edição do ENCONTRO BRASILEIRO DE USUÁRIOS DOSVOX, que acontece a partir de hoje, 12/10 até domingo, 14/10, na Associação Fluminense de Amparo aos Cegos (Afac) (Rua Padre Leandro, 18 – Fonseca).  A Cerimônia de abertura será às 18h e vai contar com a participação de representantes da UFF, como a Coordenadora da Divisão de Acessibilidade e Inclusão – Sensibiliza- Lucília Machado, a Profa. e pesquisadora em Deficiência e Superdotação – Cristina Delou e o aluno Octávio Nicolas Carrero Moran, do curso de Direito, membro da comissão de estudantes do evento.

O encontro tem o suporte técnico-científico da UFF, que possui um grupo estudando a questão da deficiência e propondo soluções e políticas educacionais que vêm modificando as perspectivas de desenvolvimento social e educacional no Estado do Rio de Janeiro.  O ganho em qualidade acadêmica trazido pela universidade fluminense ao 21º Encontro DOSVOX vai somar-se ao tradicional espaço que o evento dá para que usuários compartilhem e troquem suas experiências pessoais.

“A entrada e a permanência dos estudantes com deficiência na universidade – Experiências da UFF e UFRJ será o tema da roda de conversa programada para o sábado, dia 14, das 16:20 às 17:40, com  a participação da profa. Amélia Abigail de Almeida (UFRJ) e  a Mestre em Diversidade e Inclusão pelo CMPDI, Lucília Machado (UFF) .

SAIBA MAIS SOBRE O ENCONTRO

Todos os anos o Projeto DOSVOX, do NCE/UFRJ, promove o evento sem fins lucrativos, com o objetivo de mostrar que pessoas cegas e de baixa visão têm, como todas as outras, capacidades e limitações e, quando lhes são dadas oportunidades, podem concorrer aos espaços de trabalho, estudo e lazer com as demais pessoas, compondo efetivamente a real inclusão na sociedade brasileira.

A cada edição, uma cidade se candidata para sediar o evento. Rio de Janeiro, São Paulo, Vitória, Goiânia, Belém, Fortaleza, Joinville, Caxias do Sul, Uberaba e Salvador já sediaram eventos anteriores. Este ano, o Encontro DOSVOX, em sua 21ª edição, está sendo organizado pela AFAC, uma das mais importantes entidades de atendimento à saúde ocular e ao suporte ao desenvolvimento social das pessoas com deficiência visual.

O DOSVOX foi criado em 1993 para atender aos alunos cegos da Universidade Federal do Rio de Janeiro e é um dos softwares para pessoas com deficiência visual mais utilizados no Brasil. Totalmente gratuito, o sistema executa em computadores muito simples e é distribuído pela Internet. Estima-se que existam cerca de 100.000 pessoas de todas as classes sociais e em todo Brasil que façam ou tenham feito uso do DOSVOX.

Mais informações sobre o evento podem ser obtidas no site http://intervox.nce.ufrj.br/encontro2018 ou na AFAC: Rua Padre Leandro, 18, Fonseca-Niterói

 Ligar (21) 2722-4898

fonte: www.inovacao.ufrj.br

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s