Projeto Giulia: aplicativo visa facilitar a comunicação entre surdos e ouvintes

Procurando diminuir as barreiras de comunicação entre surdos e ouvintes, o professor Manuel Cardoso idealizou o Projeto Giulia – Mãos que Falam. O projeto consiste em um aplicativo com base de inteligência artificial, onde o usuário instala o app no seu smartphone e prende o aparelho no antebraço com uma braçadeira equipada com sensor, que capta os sinais da pessoa e os traduz imediatamente em texto e áudio para a língua portuguesa, contando também com o caminho inverso, no qual o ouvinte fala no microfone e é traduzido para os surdos.

projeto-giulia-como-é
Projeto Giulia visa facilitar a comunicação entre surdos e ouvintes (Foto: Reprodução)

 

“O projeto Giulia é composto por um bracelete com sensores que é utilizado por deficientes auditivos. Este bracelete capta os movimentos de braço e mão do surdo e os transmite via bluetooth a um aplicativo para smartphone baseado em inteligência artificial (lógica fuzzy e redes neurais artificiais). Este aplicativo, por sua vez, traduz os sinais de libras em texto e voz, permitindo que deficientes se comuniquem com pessoas que não possuem conhecimento em libras. A comunicação inversa também é possível, basta o ouvinte falar no microfone do smartphone que o aplicativo traduz em texto ou desenho animado em libras, caso o deficiente auditivo não saiba ler”, detalhou Manuel para o blog da engenharia.

Recentemente a TIM Brasil firmou uma parceria com o Giulia para viabilizar seu lançamento nacional, fazendo parte de uma série de inciativas do programa TIM Acessível, que promove o acesso de pessoas com deficiência ao mercado de trabalho e a inclusão por meio da tecnologia.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s